terça-feira, 18 de fevereiro de 2014


Semáforos da Matola já não funcionam

… e clamam por intervenção de quem de direito

Os semáforos da Matola, que comemorou, recentemente, o  42˚ aniversário da sua  elevação à categoria de cidade,  clamam pela intervenção do município há mais de  seis meses. Os semáforos das principais vias de entrada bem como saída do Município da Matola, à semelhança de algumas artérias, estão degradados e fora de funcionamento, perante o olhar impávido e sereno das autoridades municpais. O bairro do Infulene, Zona Verde, Estádio da Machava, Avenida das Indústrias, a entrada para a fábrica Coca-cola e a terminal do bairro do Fomento, são as zonas cujos semáforos não funcionam há já bastante tempo, o que causa congestionamentos constantes nas vias.

  By Elísio Muchanga

Fora a problemática de degradação das vias de acesso no município da Matola, a  sinalização do trânsito no município vai de mal a pior, pois quase todas as vias de acesso que beneficiaram  da colocação de semáforos, no ano antepassado e passado, estão hoje sem nenhuma sinalização de trânsito – vulgos semáforos.

 Mesmo  com a comemoração do 42º  aniversário da elevação da  Matola à categoria de  cidade, semana finda, o triste cenário de degradação dos semáforos não comoveu a edilidade a repor a bela imagem que as vias de acesso do município exibiam até meados do ano passado.

 A deficiente sinalização da via pública por semáforos, no município da Matola já tem barbas brancas. Já há mais de seis meses que as  principais vias  do município têm apresentado problemas sérios de sinalização por semáforos, perante o olhar impávido e sereno das autoridades municipais.

 O cenário desolador que caracteriza a degradação dos postes de sinalização eléctrica pode-se  constatar no cruzamento da avenida das Indústrias e da Eduardo Mondlane – vulgarmente conhecido por “bananeiras”, onde os semáforos foram colocados e funcionaram apenas pouco mais de  3 meses tendo, porém, começado por apresentar  avarias constantes, facto que obrigava a existência de longas filas de carros nas primeiras horas da manhã, situação que, vezes sem conta, deixa os  automobilistas com os nervos à flor da pele.

 Aliás, neste troço, para além do  problema da sinalização, os automobilistas ainda têm que lidar com a  péssima qualidade da via caracterizada, na sua maioria, por enormes crateras, que também tornam a vida dos automobilistas num verdadeiro martírio, sempre que se fazem passar por aquele troço.

Neste cruzamento, os semáforos apresentam-se num  estado degradado, escancarados  e os postes metálicos dos semáforos “estatelados” no chão, abandonados à sua sorte, há mais de  seis meses, sem no entanto merecer qualquer intervenção do município.

Já no cruzamento para a  Coca-cola, ainda na avenida Eduardo Mondlane,  o cenário é bastante desolador. Nenhum sinal de existência de semáforo se pode notar naquele local, pois todas as estruturas  metálicas estão derrubadas há mais de 5 meses.

Ainda ao longo da avenida Eduardo Mondlane, no cruzamento para Patrice, e estádio  da Machava, bem como em outros locais como Zona Verde e  Fomento,  os semáforos não funcionam. Aliás, os únicos locais no município onde os semáforos ainda resistem é no cruzamento do Fomento e Cinema 700, bem como em algumas artérias na cidade da Matola.

A  reportagem do Magazine Independente interpelou alguns automobilistas para deles saber da sua sensibilidade quanto à situação.  Armando Cossa,  automobilista, de 34 anos, disse à nossa reportagem, estar desgastado com a edilidade pela  falta de manutenção de semáforos bem como das vias de acesso.

 Cossa referiu que a falta de manutenção de semáforos nas principais vias do município contribui, grandemente, para a criação de congestionamento, sempre nas horas de ponta bem como em horas normais.

“É muito vergonhoso o que se vê neste município, parece que não há gestores em toda a Matola. Os semáforos não funcionam. Venho da Zona Verde e há muito engarrafamento por causa de semáforos. No estádio,  o semáforo também funciona com muitas dificuldades e noutros lugares por onde passei é pior. O município tem que resolver isto com urgência porque nós automobilistas é que sofremos no final das contas. Sofremos com os buracos nas estradas e agora são semáforos”, salientou a fonte.

 Jorge Nhate frisou que este problema é do reinado de Nhancale. “Ele é que criou isto. Lembro-me muito bem que estes semáforos já começaram com problemas no mesmo ano em  que foram colocados. Não sabemos onde foram comprados  se é  que foram comprados, mas a verdade é que isto deixa muito a desejar. Com a colocação disto, há um ano, pensávamos que fosse melhorar a transitabilidade nas estradas da Matola mas enganámo-nos ou fomos enganados pois a situação piorou e com o aumento do parque automóvel no município, os semáforos até poderiam ajudar mas nada disso  porque não há manutenção e isto é coisa da Frelimo, já sabemos”.

Um exemplo ilustrativo e ilucidador, está na avenida das Indústrias na antiga estrada asfaltada onde há enormes crateras bem em frente da antiga fábrica de processamento da castanha de cajú vulgo Cajuca.

 
 Falando ao Magazine, Alberto  Mazive, transportador dos vulgo chapa 100, disse à   reportagem do Magazine que  a transitabilidade na via está caótica principalmente para os transportadores que são obrigados diariamente a percorrer o troço correrndo daí todo o tipo de riscos desde a danificação da suspensão até outros problemas mecânicos graves.

“Isto já é demais, o município deveria procurar resolver este problema o mais urgente possível porque olha: nós os chapeiros é que sofremos, temos uma receita a cumprir no patrão mas com estes buracos passamos mal”, disse.

 Um outro automobilista que não se quis identificar, disse que  o município deveria procurar alargar e asfaltar de novo toda a avenida das Indústrias, desde Mahlampswene até  às bananeiras, e limitar a circulação de camiões que concorrem para a danificação da estrada de modo a permitir melhor circulação de outras viaturas. “Os camionistas  deveriam ser proibidos de circular aqui porque estes também estragam a estrada, fogem à báscula e vêm criar engarrafamento  e buracos aqui”.

 Entretanto, o Magazine tentou, vezes sem conta,  sem sucesso, falar com o vereador das infraestruturas do município da Matola de modo a pronuciar-se sobre o assunto, facto que não foi possível dado que sempre que a nossa resportagem se deslocou à sua vereação este não se encontrava presente.

 

 

 

 




 

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